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O peso da Era do conteúdo na estratégia das marcas

A Era do conteúdo e da experiência está enchendo os consumidores de informação. As marcas já se deram conta de que a publicidade, por si só, seja on ou offline, não é mais suficiente para conectar os seus públicos. Eles não querem mais ver um(a) modelo bonito(a) e uma roupa ou acessórios divertidos que lhe caiam bem. O consumidor quer parceria com as marcas, trocar conhecimento e informações.

Contudo, na selva do marketing, destacar-se da concorrência com uma comunicação de marca eficiente e fisgar o seu cliente está cada vez mais difícil. As empresas ainda não sabem mensurar a quantidade de conteúdos e experiências que oferecem aos seus clientes. Ainda estão adaptando-se a um novo comportamento. Nesse cenário, a publicidade já não é mais evidente, pois está misturando-se com conteúdos editoriais e informações que não têm tanto destaque no meio da busca de informação no cotidiano.

Essa mistura de publicidade com jornalismo já é uma realidade e faz parte da estratégia de comunicação de várias marcas que, suavemente, estão entrando no dia a dia do consumidor. A publicidade nativa, ou native advertising, está dando o que falar entre profissionais de marketing. As opiniões dividem-se entre os que acham que esse conteúdo deve vir notificado nas diversas mídias, e aqueles que acreditam que não. E você, concorda que a publicidade pode misturar-se com as informações jornalísticas livremente?

Por Joanna Alimonda

 

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